skip to Main Content

Sobre a Autora

Maria Paz há anos vem pesquisando a potencialidade humana para a paz e a felicidade. Sua obra literária se caracteriza pela leveza, fundamentação bibliográfica e qualificação do humano. A autora busca traduzir, de modo acessível e sem deturpação, conhecimentos relevantes, desde Platão até a ciência atual, a fim de resgatar a racionalidade sadia de cada pessoa.

Por formação é engenheira mecânica, engenheira de segurança do trabalho e mestre em Engenharia de Produção (pela UFPB); especialista em Pedagogia Religiosa – Teologia (pela UNIPÊ); doutora com pós-doutorado em Engenharia Civil (pela UFRGS).     Buscando ajudar na construção de um mundo mais fácil e funcional para se viver, atuou por mais de duas décadas no ensino e na pesquisa por melhores condições de trabalho e desenvolvimento ambientalmente sustentável. Capacitou-se em Carisma Missionário Franciscano (pela USF), em Ecologia (pela UFCE) e conhece o trabalho dos pioneiros da Física Quântica e a analogia quântica idealista.

Com este amplo leque de conhecimentos, inspiração e vivência, Maria Paz é autora do livro Prazer em Ser Humano, lançado próximo ao Natal de 2021, e lançará em 2022 o romance científico “Star Self”. Ambos escritos após seis anos de pesquisa bibliográfica transdisciplinar e dedicada lapidação visando tornar instigantes e acessíveis conhecimentos cruciais, necessários e complexos, para todos que buscam com sinceridade o sentido da vida, a racionalidade sadia, o livre-arbítrio e a construção da felicidade possível, que passa pela decisão diária de cada um e da salutar compreensão e conexão das complementaridades dos diferentes saberes humanos.

Nos livros, a autora utiliza: reflexão, diálogos e contação de história, fazendo um bordado dourado – pensado, vivenciado e refletido – com os diferentes saberes humanos, para que tudo flua com liberdade, construindo paz e inteireza em uma escrita descomplicada e bastante funcional.

Desde pequena eu leio, reflito e pesquiso buscando construir um mundo melhor para todos.

Eu ainda engatinhava e já queria LER! Afinal, eu costumava ver o meu pai e uma de minhas irmãs, diariamente, lendo nas salas e no terraço lá de casa.

Contei sobre essa minha forte vontade para a minha irmã-madrinha. Ela ajudou nesse intento e com quatro anos eu já sabia ler e escrever.

Ler é algo maravilhoso, glória a Deus!

Nas pontas dos pés, eu tentava pegar livros nas estantes paternas, repletas com coleções de variadas e embasadas temáticas. Muito amoroso, meu pai me ensinou como folhear as páginas com zelo e, vendo o meu interesse. mostrava os livros e me entregava os que eu escolhia. Ele também me levava para conhecer as bibliotecas públicas e me disse: “Minha filha, cada livro é um universo que se abre”. Um mundo extraordinário em cada livro!

A vida seguiu. Passamos por muitas dificuldades financeiras e desejei um mundo mais fácil para se viver. Para tanto, busquei a aplicação prática da Física Clássica e da Matemática e defini desde criança que seria engenheira. Profissão pela qual sou apaixonada e que nela atuei por mais de duas décadas, buscando propiciar melhores condições de trabalho e desenvolvimento ambientalmente sustentável. Temas que aprendi com meus pais e que aprofundei no carisma franciscano.

A caminhada humana exige dedicação e perseverança e certo dia, ao fazer as minhas orações habituais antes de dormir, agradeci a Deus pela Sua presença e desejei ardentemente que todas as pessoas do mundo se abrissem para o Seu amor, que nos anima, ilumina e restaura na jornada. Naquele momento, entendi que deveria escrever o livro: “Para falar do Teu amor”. Fiquei feliz e surpresa, porém argumentei que não teria como preencher tantas páginas, pois com a objetividade de engenheira só saberia fazer um pequeno livro como na juventude franciscana, uma palestra ou um breve ensaio contando a minha vivência.

Guardei aquela missão em meu coração e procurei seguir a minha vida normalmente. Contudo, Deus estava me preparando. Conquistas, perdas, injustiças e desafios contribuíram para fazer a busca por respostas se tornar cada vez mais presente e as questões ficaram ainda mais candentes em minha mente e coração. Ampliei meu leque de investigação e, além da tecnologia, aprofundei o interesse por filosofia, economia, psicologia, sociologia, biologia, história, teologia e por todo tipo de investigação humana. Busquei por dicas e respostas em: cursos; workshops; artigos científicos; livros e no diálogo interior com Deus.

Quando percebi, estava pegando a pista de Platão, também apaixonado por matemática e pela verdade. Todo esse conhecimento eu dividia com as pessoas mais próximas, especialmente com a minha mãe, uma mulher de fé e muito amor que escreveu o livro: “Simplesmente Gilka de Deus”. O qual, eu tive a honra de organizar a seu pedido em 2016.

O tempo passou. Mamãe partiu do coração juntamente com a chegada da pandemia e tudo se fez noite. Compreendi ser ainda mais urgente a necessidade de partilhar com todos os pontos de luz que aprendi com grandes pensadores humanos e com a minha vida. Precisamos compartilhar as dicas para vivermos melhor e os ensinamentos para que possamos abrir sempre mais o diálogo no constante aprendizado de perceber, iluminar e começar a usufruir do rico potencial de SER HUMANO agora. Pois a vida passa rápido e a partida costuma ser inesperada.

“Prazer em ser humano” é o meu primeiro livro e ele traz dicas preciosas para te ajudar a ser mais leve e feliz e reflexões sobre os principais tópicos que aprendi, testei e aprovei ao longo da vida. Um livro escrito com verdade e amor, para despertar em cada pessoa o mesmo gosto e curiosidade que trazem o deleite de descobrir a cada dia, como viver melhor construindo felicidade para todos.

Em seguida, lançarei Star Self que venho escrevendo desde dezembro de 2016. Na forma de romance científico, ele une ciência e espiritualidade em um enredo instigante, que dará uma guinada positiva em tua vida e aumentará o teu conhecimento.

Desta forma, conforme a vontade de Deus, eu venho buscando cumprir a nobre missão para a qual fui chamada doze anos atrás.

Gratidão e glória a Deus sempre e por tudo.

Back To Top